PIB do Maranhão resiste à desaceleração nacional e deve crescer 2,9% em 2025 No Maranhão, o cenário ainda é positivo. Após crescer 3,0% em 2024, o estado deve manter a trajetória de expansão, com uma previsão de crescimento de 2,9% em 2025. Para 2026, a expectativa é de um leve recuo para 2,3%, ainda assim mantendo desempenho
Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/
Link da Notícia:
Imagem: Poder360 (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Um estudo exclusivo da TendênciasConsultoria aponta que 22 das 27 unidades da Federação devem registrar desaceleração econômica em 2025. Os dados, projetados com base em informações do IBGE, indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) nacional terá um crescimento de apenas 1,9%, abaixo dos 3,4% registrados em 2024.
Entre os Estados que mais devem sentir a perda de ritmo estão Paraíba (de 4,7% para 1,4%), Santa Catarina (de 4,9% para 1,0%) e Amapá (de 7,2% para 3,2%). A queda no ritmo não significa retração, mas sim que o crescimento será mais lento, o que pode ser sentido em áreas como consumo, emprego e investimentos.
Imagem: Poder360
No Maranhão, o cenário ainda é positivo. Após crescer 3,0% em 2024, o estado deve manter a trajetória de expansão, com uma previsão de crescimento de 2,9% em 2025. Para 2026, a expectativa é de um leve recuo para 2,3%, ainda assim mantendo desempenho acima da média nacional.
Seis Estados, entre eles Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devem apresentar aceleração em 2025. Ambos tiveram quedas no PIB em 2024 e agora reagem com a retomada da agropecuária. Também estão no grupo os Estados do Rio Grande do Sul (impactado pelas enchentes no ano anterior), além de Piauí, Roraima e o próprio Maranhão, que mantém estabilidade em um ambiente de desaceleração generalizada.
Imagem: Poder360
As projeções também apontam para um 2026 ainda mais fraco: apenas seis Estados devem acelerar a economia no próximo ano, enquanto o PIB do Brasil deve crescer apenas 1,4%.
Segundo a consultoria, fatores como juros altos, perdas na agropecuária (especialmente carne bovina e cana-de-açúcar) e os efeitos das mudanças climáticas estão entre os principais elementos que devem frear o crescimento. Já regiões ligadas à indústria extrativa, turismo e à recuperação do setor agro tendem a manter resultados positivos.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Rádio Web Focus, A sua vida é feita de Hits, é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las. Copyright (c) 2025 - Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA - Todos os direitos reservados