
Foto Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Neste domingo, 18, Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, oficializou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ele será o único candidato na eleição marcada para o próximo dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, já que a chapa adversária, liderada por Reinaldo Carneiro Bastos, não conseguiu apoio suficiente para se registrar.
Com 25 das 27 federações estaduais — exceção feita a São Paulo e Mato Grosso — e o apoio de 10 clubes, Xaud consolidou uma base sólida que inviabilizou qualquer outra candidatura.
De acordo com o estatuto da CBF, são necessárias assinaturas de, no mínimo, oito federações para validar uma chapa.
A eleição ocorrerá de forma remota, após a CBF acatar pedidos para que o pleito não fosse exclusivamente presencial, por coincidir com uma rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar disso, os bastidores seguem agitados, com a expectativa de movimentações políticas até o fim do prazo para inscrições, na próxima terça-feira (21).
Aos 41 anos, nascido em Boa Vista (RR), Samir é médico infectologista com especialização em saúde, bem-estar e esportes.
Ele assumiu recentemente o comando da Federação Roraimense, sucedendo o próprio pai, Zeca Xaud, que estava à frente da entidade desde a década de 1970.
A chapa de Xaud terá oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando Sarney, Flávio Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Ivanildo da Silva, Michelle Ramalho, Ricardo Cluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
COMPROMISSOS E PROPOSTAS DA CHAPA
Sob o nome “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização”, a chapa promete uma gestão mais democrática, com ênfase em mudanças estruturais no futebol nacional.
Entre os compromissos estão a reformulação do calendário, valorização do futebol de base e feminino, combate à discriminação, investimentos em arbitragem profissional e melhorias em estádios.
Em relação à Seleção Brasileira, Xaud garante a continuidade do projeto técnico liderado por Carlo Ancelotti, mantendo os termos já acertados com o treinador italiano até a Copa do Mundo de 2026.
Federações e clubes que apoiam Samir Xaud:
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Santa Catarina
- Ceará
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
- Acre
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Piauí
- Rio Grande do Sul
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Rio Grande do Norte
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
CLUBES:
Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco, Volta Redonda.