STF define listas tríplices para escolha de membros do TSE na classe de juristas Com a definição das listas, cabe agora ao presidente Lula escolher, dentro dos nomes indicados, quem ocupará as vagas abertas no TSE, consolidando uma composição que busca refletir maior diversidade e representatividade no Judiciário Eleitoral.
Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/
Link da Notícia:
Foto: Reprodução (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)
Foto Reprodução
Na primeira lista, destinada à classe dos juristas em geral, o mais votado foi Floriano de Azevedo Marques, que recebeu 11 votos dos ministros do STF. Completam a lista Ramos Tavares e José Levi Mello, ambos com 10 votos.
Para a segunda vaga, na classe da advocacia, a mais votada foi Estela Aranha, que obteve 11 votos. Também figuram na lista as advogadas Cristina Maria Gama Neves da Silva e Vera Lúcia Santana de Araújo, ambas com 10 votos.
A decisão do STF reflete a Resolução nº 23.746/2025, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em março deste ano, que determina a inclusão obrigatória de mulheres nas listas para os cargos da magistratura eleitoral destinados à advocacia. A medida visa promover maior equilíbrio de gênero nas composições dos tribunais eleitorais.
“Seria um contrassenso e até uma descortesia com os tribunais regionais que o próprio TSE não tivesse, em duas listas, alguma mulher ou listas de mulheres, como estamos determinando”, destacou a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE. Ela também alertou que, sem essa iniciativa, o TSE poderia ser composto exclusivamente por homens nas próximas eleições de 2026.
Além da definição das listas, o STF também reconduziu o ministro Gilmar Mendes para um segundo mandato como ministro substituto no TSE. Decano do Supremo Tribunal Federal, Mendes já presidiu o Tribunal Eleitoral em duas ocasiões e, desde junho de 2023, atua como ministro substituto, participando das sessões plenárias quando necessário.
A ministra Cármen Lúcia elogiou a recondução do colega. “Ter o ministro Gilmar Mendes é uma honra para o Brasil, pela orientação que o tempo todo oferece e pela experiência que acumula, sendo um dos maiores juristas brasileiros”, afirmou.
Com a definição das listas, cabe agora ao presidente Lula escolher, dentro dos nomes indicados, quem ocupará as vagas abertas no TSE, consolidando uma composição que busca refletir maior diversidade e representatividade no Judiciário Eleitoral.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.
Rádio Web Focus, A sua vida é feita de Hits, é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las. Copyright (c) 2025 - Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA - Todos os direitos reservados