Sexta-feira, 11 de Julho de 2025

Brasil ( Cidades do Maranhão )

Publicada em 30/05/25 às 07:48h
MPMA pede afastamento da prefeita de São Francisco do Brejão por suposta improbidade administrativa
No pedido, o promotor ressalta que a gestora desrespeita sistematicamente o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Constituição. Ele solicita que o afastamento se mantenha até o fim do processo, caso persistam as razões que motivaram a medida.

Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/

Foto: Reprodução  (Foto: Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA https://portaloinformante.com.br/)

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ingressou com uma Ação Civil Pública por suposta ato de improbidade administrativa contra a prefeita de São Francisco do Brejão, Edinalva Brandão Gonçalves, pedindo seu afastamento imediato do cargo por 180 dias.

A medida, solicitada pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público de Açailândia, se baseia em uma série de irregularidades identificadas na gestão municipal.

Segundo o promotor de justiça Denys Lima Rêgo, a prefeita ignorou determinações judiciais e recomendações do MP para realizar concurso público e evitar novas contratações precárias.

Mesmo com ordem judicial, Edinalva aumentou o número de servidores contratados sem concurso, passando de 337 para 369.

Entre as irregularidades apontadas estão:

  • Contratações sem concurso público ou seletivo simplificado, inclusive em cargos que exigem obrigatoriamente concurso;
  • Prática de nepotismo, com ao menos 13 nomeações e contratações de parentes de políticos locais, sem processo seletivo;
  • Irregularidades em licitações, com fraudes para beneficiar empresas e tentativas de coação a empresários;
  • Concessões indevidas de quiosques e barracas públicas sem critérios ou processo seletivo;
  • Estrutura irregular na Procuradoria Municipal, sem procuradores concursados e com cargos comissionados exercendo funções permanentes.

O MPMA destaca ainda que uma denúncia anônima revelou tentativa de fraude em uma licitação para obras públicas, em que um servidor, sob ordens da prefeita, teria oferecido R$ 10 mil a um empresário para desistir do processo licitatório. O empresário recusou a proposta.

No pedido, o promotor ressalta que a gestora desrespeita sistematicamente o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Constituição. Ele solicita que o afastamento se mantenha até o fim do processo, caso persistam as razões que motivaram a medida.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






Hits da Focus com Lindenberg Leal
Publicidade Lateral



Fan Page

(98) 99126 -1269













Rádio Web Focus, A sua vida é feita de Hits, é um serviço de rádio que funciona a partir da internet, usando a conexão de dados para receber as informações e transmiti-las.
Copyright (c) 2025 - Rádio Web Focus Hits de Barreirinhas - MA - Todos os direitos reservados